agências matrimoniais, traição, sites de encontros, classificados para solteiros - testamos para vocês
Logo: Teste sites de encontros, agências matrimoniais, anúncios para solteiros, anúncio erótico

Teste: Sites de encontros, agência matrimonial, anúncios eróticos, pulada de cerca,...

Noticias e testes online dating - 2013 - ...confrontam padrões de beleza

Home   |   Conselhos online dating   |   Novidades   |   Imprensa   |   Contacto

  Novidades para solteiros em Portugal

01 de Outubro 2013

Pelos, cicatrizes e imperfeições
Iniciativas na internet confrontam padrões de beleza

De uma dupla de fotógrafos, 'Pelos Pelos' questiona a ditadura da depilação. No 'A Batalha dos Corpos', mulheres são convidadas a mostrar a parte do corpo que não gostam. No meio desse embate de visões de mundo, a dúvida: a sociedade tem avançado para uma percepção mais diversa da beleza e do bem-estar?

Na semana passada, uma revista de circulação nacional mudou o título de uma reportagem em que elogiava a magreza da modelo Izabel Goulart com a expressão corpo perfeito. A mobilização de leitoras nas redes sociais que questionavam a idealização de um patamar inatingível pelas mulheres “reais” pautou a decisão da publicação feminina que se desculpou publicamente: “(...) acompanhamos a reação das leitoras nos comentários e nas redes sociais e, de fato, reconhecemos que muitas delas (vocês) tinham razão. O texto não estava de acordo com a linha editorial de Marie Claire, que é a favor da diversidade e de um padrão de beleza saudável”. Sim, por que não se pode esquecer que, para além da ditadura do padrão de beleza, essa estética de passarela está, de alguma maneira, associada a distúrbios alimentares como anorexia e bulimia e é uma questão de saúde.



Veja galeria de imagens de projetos que questionam padrão de beleza


Foi também na última semana que aconteceu o casamento de Perséfone, interpretada pela atriz Fabiana Karla, na novela 'Amor à Vida', da Rede Globo. Depois de passar por sucessivas humilhações por ser gorda, a personagem, enfim, subiu ao altar. O desfecho desagradou feministas. Para a professora da PUC Minas, Samantha Braga, mais do que uma questão estética, o problema é a mídia, mais uma vez, apontar como solução para toda a mulher casar e ter filhos. Mas a insatisfação não para por aí. Na internet, foi criado um abaixo-assinado em agosto (clique) direcionado ao autor da trama, Walcyr Carrasco, que pedia a mudança de comportamento da personagem. Blogueiras como a mineira Kalil Fonseca, do Beleza sem Tamanho, explicitaram indignação em relação à forma como Perséfone era apresentada em horário nobre. “Estamos cansadas da forma ridícula que vem sendo mostrada a mulher gorda através da personagem”, escreveu na apresentação da “petição” online. A reviravolta ainda não veio.

 

Projetos na internet questionam padrão de beleza

A internet tem se consolidado como palco de repercussão para o conteúdo publicado nas mídias tradicionais. Ainda que o acesso não seja amplo no Brasil, o ambiente propicia o diálogo e o debate. Nessa onda, não param de surgir projetos de fotógrafos, coletivos, artistas, estudantes e blogueiros questionando, por exemplo, o padrão de beleza e, em casos raros, pautando grandes veículos. A estudante de Ciências Sociais da USP, Marina Macedo Rego, de 22 anos, é autora do projeto A Batalha dos Corpos. Para ela, a internet funciona tanto fortalecendo esse tipo de padrão quanto o enfraquecendo. “Sem dúvidas há maior conteúdo fortalecedor. As incontáveis publicidades sexistas e “dicas para emagrecer” são prova disso. Porém, muitos trabalhos feministas que lutam contra isso também possuem hoje como maior ambiente de ação a internet. A meu ver, a internet possui em maior parte conteúdo mais opressivo, mas ao mesmo tempo consiste em uma ótima ferramenta para subverter isso”, acredita.

 

Clique aqui, veja imagens e saiba mais sobre o 'A Batalha dos Corpos'.

Em seu projeto, Marina convida mulheres a mostrarem a parte do corpo que as desagrada. Ela conta que a ideia surgiu por razões políticas e emocionais muito fortes. “Como toda mulher me sinto pressionada a seguir um padrão de beleza que nunca alcançarei. Perceber que esse é um problema sistemático e social me fez ver que para além de trabalhar minhas questões internas, devo tentar mudar isso em um âmbito amplo que englobe toda a sociedade, já que enquanto houver esse tipo de padrão - ou seja, essa força coercitiva que é maior que expressões individuais - não há como qualquer mulher sentir-se adequada. Esse não é um problema meu. Esse não é um problema de algumas mulheres ou de algum grupo. É uma pressão que todas nós sofremos desde o dia que nascemos”, explica.

“Queremos deixar claro ao mundo que o photoshop é uma forma de fazer censura! Uma recente pesquisa britânica revela que metade das garotas de 6 anos já estão infelizes por causa da aparência de seus corpos. Isso acontece por que o que se vê no espelho não é aquilo que aparece nas revistas, o importante detalhe, porém, é que o que se vê nas revistas é mentira” – Marina Macedo, A Batalha dos Corpos.

 

Fonte: uai.com.br

 

 
Sua avaliação é importante para nós!

Este artigo sobre online dating ajudou você? Você tem perguntas ou sugestões a fazer? Se sim então escreva-nos:
» critica@sites-encontros.com.pt
 

» Início     » Home

 

Livros para solteiros
Dicas em livros
para solteiros e mais...

Publicidade: